LISTAGEM DE EXAMES MEDICOS

Informações sobre os exames medicos que pode fazer

Raios-X dentais

domingo, 14 de abril de 2013


Raios-X dentais são imagens dos dentes, ossos e tecidos moles em torno deles para ajudar a encontrar problemas com os dentes, boca e maxilares. De raios-X pode mostrar imagens de cavidades ocultas, estruturas dentais (tais como os dentes do siso), e perda de osso que não pode ser visto durante um exame visual. Raios-X dentais também pode ser feito como o acompanhamento após o tratamento odontológico.
Os seguintes tipos de raios-X dentais são comumente usados. Os raios-X utilizar pequenas quantidades de radiação.

    
Bitewing raios-X mostram os dentes posteriores inferiores e superiores e como os dentes se tocam em uma única visualização. Estes raios-X são usados ​​para verificar cáries entre os dentes e mostrar o quão bem a linha superior e inferior dos dentes para cima. Eles também mostram perda óssea quando doença gengival grave ou uma infecção dentária está presente.
    
Periapical raios-X mostram todo o dente, a partir da coroa exposta à extremidade da raiz e dos ossos que suportam os dentes. Estes raios-X são usados ​​para encontrar problemas dentários abaixo da linha da gengiva ou na mandíbula, como dentes impactados, abcessos, cistos, tumores e alterações ósseas associadas a algumas doenças.
    
Oclusal raios-X mostram o telhado ou assoalho da boca e são usados ​​para encontrar dentes extras, dentes que ainda não atravessaram as gengivas, fraturas de mandíbula, uma fenda no céu da boca (palato), cistos, abscessos, ou crescimentos. Oclusal raios X também pode ser usado para localizar um objecto estranho.
    
Panorâmica raios-X mostram uma visão ampla das mandíbulas, dentes, dos seios, área nasal e maxilar () temporomandibulares articulações. Estes raios-X não encontrar cavidades. Estes raios-X fazer problemas mostram como dentes impactados, anomalias ósseas, cistos, tumores sólidos (tumores), infecções e fraturas.
    
Digital X-ray é um novo método que está sendo utilizado em alguns consultórios odontológicos. Uma unidade de pequeno sensor envia imagens para um computador para ser gravado e salvo.
Uma série de boca cheia de raios-X periapical (cerca de 14 a 21 X-ray filmes) é feita com mais freqüência durante a primeira visita de uma pessoa para o dentista. Bitewing raios-X são usados ​​durante exames de olhar para a cárie dentária. Radiografias panorâmicas podem ser usados ​​ocasionalmente. Raios-X dentais estão programadas quando você precisa deles com base na sua idade, o risco para a doença, e os sinais de doença.Por que ele é feito
Raios-X dentais são feitas para:

    
Encontrar problemas na boca, tais como a cárie dentária, danos nos ossos que suportam os dentes e lesões dentárias (como as raízes dos dentes quebrados). Raios-X dentais são muitas vezes feito para encontrar esses problemas mais cedo, antes que os sintomas estão presentes.
    
Encontre dentes que não estão no lugar certo ou não romper a gengiva corretamente. Dentes que estão muito lotados para romper a gengiva são chamados impactado.
    
Encontre cistos, tumores sólidos (tumores) ou abscessos.
    
Verifique a localização dos dentes permanentes que crescem no maxilar em crianças que ainda têm suas primárias (ou bebê) dentes.
    
Plano de tratamento para grandes cavidades ou extensa, cirurgia de canal, colocação de implantes dentários, e remoções de dentes difíceis.
    
Plano de tratamento de dentes que não estão alinhados em linha reta (tratamento ortodôntico).
Sem raios-X, os dentistas podem perder os primeiros estágios de decomposição entre os dentes.
Como Preparar
Antes do teste de raios-X, informe o seu médico se você está ou pode estar grávida. Raios-X dentais são feitos apenas em sua área da boca, mas se você está grávida, rotina de raios-X dentais pode ser adiado para que você não tem nenhum tipo de radiação para o bebê (feto). Se raios-X dentais são absolutamente necessárias, um avental de chumbo vai ser colocado sobre a sua barriga para proteger o seu bebê dos raios-X.
Você não precisa fazer mais nada antes de ter um raio-X odontológico.Como é feito
Raios-X dentais são tomadas no escritório do dentista. As imagens de raios-X são lidos pelo seu dentista.

    
Um técnico de prótese dentária te cobrirá com um avental de chumbo pesado quanto você sentar-se ereto em uma cadeira. Este avental protege seu corpo de raios-X. Avental de chumbo modernos têm um colar (chamado de escudo da tireóide) para proteger a glândula tireóide da radiação.
    
Todos os outros na sala usa um avental de proteção ou fica para trás um escudo protetor.
    
O técnico de prótese dentária terá que morder um pedaço de papelão ou de plástico. O papelão ou de plástico mantém filme de raios X. Você pode fazer isso várias vezes para tirar fotos de todos os seus dentes. Algumas máquinas de raios-X tem uma câmera que circunda a cabeça e tira fotos de seus dentes enquanto você sentar ou levantar.
    
Você pode querer lavar a boca antes e depois dos raios-X.
O que se sente
Raios-X levam apenas alguns minutos e não são dolorosas.
Algumas pessoas podem gag no plástico ou cartão que tem a película de raios-X. As pessoas muitas vezes acham mais fácil para relaxar, se concentrar em outra coisa (como um objeto na parede) e tomar respirações lentas e profundas pelo nariz durante os raios-X.Riscos
Radiação usada em raios-X dentais é tão baixa que não há muito pouca chance de problemas de ter os raios-X.
As mulheres grávidas não pode querer ter odontológico de rotina raios-X levado até depois de dar à luz. Embora não haja nenhuma prova de que um odontológico de rotina de raios-X pode prejudicar o desenvolvimento do bebê (feto), os dentistas geralmente sugiro que você esperar para ter seus raios-X até que o bebê nasce. Atrasar o raio-X por alguns meses não resultará em maiores danos aos dentes, na maioria dos casos. Há momentos em que a gravidade do problema dentário requer um raio-X para lidar com uma preocupação urgente.
O que afeta o Teste
Razões que você pode não ser capaz de fazer o teste ou porque os resultados não podem ser úteis incluem:

    
Se você não pode ficar parado ou segurar o plástico de raios-X ou de papelão em seus dentes.
    
Se você tem chaves, retentores, dentaduras, pontes e piercings certos (orelha, língua, lábio, bochecha ou nariz).
O que pensar

    
Equipamentos de raios-X odontológico é segura e utiliza a radiação muito pouco. Estados têm muitas vezes mais estritos regulamentos e procedimentos de inspeção para verificar a segurança de raios-X e raios-X do equipamento. Profissionais da saúde oral são ensinados a ter alta qualidade de raios-X, com uma pequena quantidade de exposição à radiação para si.
    
Se você estiver indo para um novo dentista, ter o seu dentista outras enviar cópias do seu raios-X dentais para o seu dentista. Você pode não precisar mais de raios-X com o seu dentista.
    
A seguir, EUA Food and Drug Administration (FDA) de raios-X dentais diretrizes são para pessoas que não têm cáries e não estão em risco elevado de contrair cáries:
        
Os adultos devem ter bitewing raios-X a cada 2 a 3 anos.
        
Adolescentes deveria ter bitewing raios-X a cada 1 a 3 anos.
        
As crianças devem ter bitewing raios-X a cada 1 a 2 anos.
    
As seguintes diretrizes da FDA são para pessoas que têm cáries ou estão em risco elevado de contrair cáries:
        
Os adultos devem ter bitewing raios-X a cada 1-1 anos.
        
Adolescentes deveria ter bitewing raios-X a cada 6 a 12 meses, até não a cárie dentária é visto.
        
As crianças devem ter bitewing raios-X a cada 6 meses, até que a cárie dentária não é visto.
    
Muitos dentistas pensar que todos os adultos devem ter uma radiografia panorâmica a cada 2 a 5 anos para verificar se há problemas na boca e nos dentes.
    
Alguns dentistas usam radiografia digital. Este método utiliza um sensor electrónico em vez de um filme de raios-X. Uma imagem electrónica é feita e armazenada em um computador. Esta imagem pode ser visto em uma tela de computador. Menos radiação é necessário para fazer uma imagem com a radiografia digital odontológica padrão do que com raios-X.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares da Semana