LISTAGEM DE EXAMES MEDICOS

Informações sobre os exames medicos que pode fazer

Digitalização da glândula salivar

quinta-feira, 11 de abril de 2013


Uma varredura de glândula salivar usa uma câmera especial e um marcador (radioativo química) para tirar fotos da câmera glândulas salivares. Isso pode ajudar o médico a descobrir a causa da boca seca (xerostomia) ou inchaço nas glândulas salivares.
Durante uma varredura glândula salivar, o líquido marcador é colocado em uma veia (IV) em seu braço. O marcador se move através de seu sangue e nas glândulas salivares. Uma câmera especial tira fotos para mostrar o quanto marcador permanece nas glândulas salivares.Por que ele é feito
Uma verificação da glândula salivar é feito para:

    
Encontrar a causa do inchaço nas glândulas salivares maiores. Inchaço pode ser causada por uma infecção (abcesso), inflamação, ou uma bolsa de líquido (cisto).
    
Veja se um crescimento na câmara glândula parótida é um tumor benigno ou Warthin pode ser câncer.
    
Encontrar a causa da boca seca (xerostomia). Vários problemas podem causar secura da boca, tal como uma conduta bloqueada salivar, um crescimento na glândula salivar, ou síndrome de Sjgren.
Como Preparar
Antes do exame da glândula salivar, informe o seu médico se:

    
São ou podem estar grávidas.
    
Está a amamentar. Você vai precisar de usar a fórmula para 1 a 2 dias após o exame que você não vai passar o marcador para o seu bebê. Você deve jogar fora qualquer leite materno você coletar durante este tempo.
    
Tiveram outros exames nucleares recentemente. Se assim for, a verificação da glândula salivar pode ter que ser adiada.
Fale com o seu médico sobre quaisquer preocupações que você tem sobre a necessidade de o teste, seus riscos, como será feito, ou o que os resultados podem significar. Para ajudar você a compreender a importância deste teste, preencher o formulário de informações médicas teste.Como é feito
Uma varredura de glândula salivar é geralmente feito por um técnico de medicina nuclear. As imagens são geralmente interpretados por um radiologista ou especialista em medicina nuclear.
Você vai precisar tirar a jóia que pode ficar no caminho da digitalização.
Durante uma varredura glândula salivar, você vai se sentar com a câmera colocada no seu pescoço. Uma pequena quantidade do marcador é colocado em sua veia (IV).
A câmera irá analisar a radiação liberada pelo traçador. As fotos são tiradas a cada poucos minutos durante a varredura. Você precisa ficar muito ainda durante a varredura que as imagens não são borradas.
Você pode ser solicitado a chupar um limão após as primeiras fotos são tiradas. Isso faz com que suas glândulas salivares para liberar mais saliva. Em seguida, mais imagens são tiradas.
Uma verificação da glândula salivar leva cerca de 1 hora.O que se sente
Você não vai sentir dor durante o teste. Você pode sentir uma picada rápida ou beliscar quando a IV é colocado em seu braço. O marcador pode fazer você se sentir quente e avermelhada.
Você pode achar que é difícil permanecer imóvel durante o exame.
Riscos
Há uma pequena possibilidade de danos para as células ou tecidos de radiação, incluindo os baixos níveis de radiação utilizados para este teste. Mas a probabilidade de danos causados ​​por raios-X é geralmente muito baixa em comparação com os benefícios do teste.
Reações alérgicas ao marcador são muito raros.
Em alguns casos, a dor ou inchaço pode desenvolver no local IV. Aplique uma compressa, quente e úmido para o seu braço para aliviar estes sintomas.
O que afeta o Teste
Razões que você pode não ser capaz de fazer o teste ou porque os resultados não podem ser úteis incluem:

    
Gravidez. Uma varredura de glândula salivar geralmente não é feito durante a gravidez, porque a radiação pode prejudicar o desenvolvimento do bebê (feto).
    
A incapacidade de ficar parado durante o teste.
O que pensar

    
Na América do Norte, uma varredura glândula salivar raramente é feito. Na maioria das vezes, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética (RM) é feito para olhar para as glândulas salivares. A ultra-sonografia também pode ser feito para olhar para as glândulas salivares. Mas um exame de saliva é o único teste que pode ver como as glândulas salivares estão funcionando.
    
Embora um exame da glândula salivar pode ser feito para avaliar a boca seca causada por síndrome Sjgren, ele geralmente não é usado para diagnosticar a doença. Mas uma varredura da glândula salivar pode ser usado para diagnosticar a síndrome Sjgren em uma pessoa que sofre de artrite reumatóide.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares da Semana